O 'Greendex 2009' ('Índice Verde 2009') é uma pesquisa realizada pela National Geographic, em parceria com a empresa GlobalScan, para medir os hábitos de consumo dos habitantes de 17 países. O Greendex avalia 65 áreas relacionadas a moradia, transporte, comida e bens de consumo.
A primeira pesquisa 'Greendex', feita em 2008, avaliou 14 países: Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Grã Bretanha, França, Espanha, Alemanha, Hungria, Rússia, China, Índia, Japão e Austrália. Em 2009, Argentina, Coréia do Sul e Suécia foram acrescentados ao ranking. No ano passado, os brasileiros lideravam a lista, mas na nova edição do ranking o Brasil caiu uma posição e foi superado pela Índia. Japão, Canadá e Estados Unidos ocupam os últimos lugares.
A pesquisa foi feita através de questionários pela internet com 17 mil pessoas. No geral, consumidores dos países emergentes foram considerados mais conscientes do meio ambiente do que os cidadãos de países desenvolvidos.
Diante de tanto desperdício, os brasileiros estão incrivelmente na segunda posição.
Será que merecemos esse lugar?
Pensando bem, os países que participam desse ranking desperdiçam muito mais, por serem desenvolvidos e se acharem superiores, donos do mundo e que podem gastar os recursos quanto quiser, qualquer coisa eles "compram" ou "inventam / criam" os recursos naturais novamente (isso no pensamento deles, claro).
E, impressionantemente, esses países "superiores" são sempre os que fazem grandes eventos e seminários para tratar do assunto PRESERVAÇÃO DO PLANETA. E ainda assim desperdiçam tanto?? Que ironia...
Rio de Janeiro
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário